segunda-feira, 17 de abril de 2017

Arquitetura | Pela Cidade | Salvador | Álbum de Fotos IV

Campo Grande - O famoso "Morada dos Cardeais" é residência de Ivetinha.Visto da Av.Contorno
Centro Histórico/Ordem Terceira de São Francisco 
Catedral  Basílica de Salvador/1552 no Terreiro de Jesus
 Praça da Sé/Centro Histórico
 https://donnagatta.blogspot.com/2014/08/turistando.html
Rua Chile 
 Palácio Rio Branco e Elevador Lacerda
donnagatta.blogspot.com/2012/12/elevador-lacerda-salvador-ba.html - O elevador inaugurado em 1873 pelos irmãos Lacerda, foi uma grande desafio da engenharia na época, era o maior elevador público do mundo.
Olha só esses prédios atrás: O da esquerda é a Câmara Municipal de Salvador/1549, e o da direita, a Associação dos Empregados do Comércio/1914. Na foto, a estátua do Tomé de Souza!
Art Nouveau na Rua Chile
 Casarão na Av. Carlos Gomes - Centro
Edf. Sulacap - Art Deco em plena Praça Castro Alves. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), está inserido num conjunto de ações idealizadas pelo poder público que tem o objetivo de preservar, por Lei, bens culturais e seus valores, impedindo que venha a ser demolidos, modificados.
 Interior
Lateral
Igreja Católica S. Bento - Centro - https://donnagatta.blogspot.com/2012/07/arquitetura-em-salvador-bahia-i.html
Até boa parte do século XX, sua fachada e sua cúpula destacavam-se magnificamente no perfil da cidade, visto da Baía. "Infelizmente, hoje está encoberto pelas árvores, que são maravilhosas no lugares certo, este não é um deles. Na Europa, a maioria dos centros históricos, possuem poucas ou nenhuma árvore, que podem danificar o patromônio histórico, com suas raízes e atrapalhar a vista de seus monumentos" http://www.bahia-turismo.com/salvador/icones-arquitetura.htm. E não é que é mesmo?!
Gabinete Português de Leitura - Praça da Piedade -Centro
Na "Piedade", como é conhecida pelos baianos, tem o Gabinete Português de Leitura em estilo manuelino, por vezes chamado de gótico português, uma variação portuguesa do gótico.
Quem já foi em Portugal, na cidade de Lisboa, vai se lembrar bem do Mosteiro dos Jerônimos em Belém, exemplo mais emblemático da arquitetura manuelina, encomendado pelo rei D. Manuel I pouco depois de Vasco da Gama ter regressado da Índia em 1502. Lembra muito, pois é o mesmo estilo; O prédio é lindíssimo e vale a visita! A Biblioteca está em período de reestruturação do acervo.
Horários: Segundas, quartas e sextas - 13hrs. às 17hrs. Terças e quintas das 8 às 12hrs.
Via https://donnagatta.blogspot.com/2013/08/um-dia-em-salvadorbahia-parte-i.html
 Aqui estamos no bairro de Nazaré onde se pode encontrar importantes instituições, como a Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, F´´orum Ruy Barbosa, Tribunal Regional do Trabalho 5* Região, Arena Fonte Nova, diversos colégios, pitorescas ruas e casarões antigos.
Igreja de Sant'Ana
Colégio Salesiano - Praça Conselheiro Almeida Couto
 Hospital S. Isabel
 Casarões
Rua da Paciência, do antigo ao moderno - Rio Vermelho
 Av. Tancredo Neves - Vista do Edf. Mundo Plaza - Caminho das Árvores
A "Casa do Comércio" foi construída em 1987 num projeto dos arquitetos Jader Tavares, Otoo Gome e Fernando Frank. Conta com 14 pavimentos e 58 metros de altura. A construção é composta por duas torres de concreto armado, unidas por treliças metálicas sobrepostas ortogonalmente., formando balanços e compondo a base em que se apoiam vigas e lajes de piso de nove pavimentos estruturados em aço. Essa contrução também é premiada internacionalmente!
Av. Tancredo Neves
Um giro pela arquitetura da capital baiana.
Até mais!

Nenhum comentário: