quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Cúrcuma | Açafrão | Horta

É uma especiaria indiana de cor amarelo-laranja que durante séculos tem sido um dos ingredientes fundamentais das culinárias do Oriente Médio e Sudoeste Asiático. Por suas propriedades benéficas e curativas, é tradicionalmente usada na medicina ayurvédica, de origem indiana, e também na medicina tradicional chinesa, em particular pela sua capacidade de combater os processos inflamatórios no corpo.
Agora chegou a vez da medicina Ocidental também reconhecer seu potencial curativo.
O ano passado deu uma flor maravilhosa donnagatta.blogspot.com/2016/04/minhas-plantinhas-curcuma.html;  esse ano estou esperando "flores!"
A Cúrcuma, ou Açafrão da Terra, está prometendo!
Se reproduz por pedaços de rizoma. Depois de adaptada ao local, vai se expandindo por baixo da terra e, de tempos em tempos, reaparece. É muito resistente, qualquer pedaço de rizoma gerará outra planta.

"A prima do gengibre" (rs), cuja raiz é um verdadeiro remédio natural, não gosta de frio. Uma das condições para ter uma planta saudável é cuidar do solo de cultivo, que a água da rega seja limpa e que a planta cresça ao sol pleno mas sem falta de umidade.
É uma planta linda de folhagem e flores vistosas!
Fui verificar a planta,  está oito hastes!
07/01/2017
Agora com nove hastes
18/01/2017
21/01/2017 com duas flores
A colheita dos rizomas se dá depois da floração, quando a planta perde sua parte aérea - seca e cai.
Recolha as raízes, mas deixe para reproduzir, ponha-as para secar em local seco e ventilado, mas geralmente em um mês os rizomas estão no ponto de moer. Moa no processador de alimento, o pó de cúrcuma dura muito mais tempo do que os rizomas. Guarde sua cúrcuma em pó em frascos de vidros fechado, longe de luz e calor.
Quando as flores aparecerem, volto para mostrar!
Deus abençoe.

Nenhum comentário: