sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Galleria Borghese | Museu | Villa Borghese VII | Álbum de Fotos | Roma

Um sonho de galeria - Foi construída pelo arquiteto Flamínio Ponzio, em 1605 como casa de campo romana; o cardeal Scipione Borghese, de uma das famílias mais nobres da Europa, a usava para exibir a sua coleção de arte.
No século XVII ainda pertencia a família Borghese. O Princípe Camillo Borghese era casado com Pauline, irmã de Napoleão Bonaparte e, vendeu para seu cunhado 200 esculturas da coleção de arte da família por uma propriedade em Piemonte.
 Infelizmente estava fechada... quanta decepção! Falei tanto para a minha amiga da belíssima escultura "O Rapto de Proserpina e Davi"  de Bernini além de pinturas de Caravaggio entre outros.
Está com sede? Pode beber!
Ao fundo, Casino Dell'Ucceliera
A galeria "deixou uma canja para a gente pela janela" Davi por Bernini! "Segura essa aí Golias". Todo trabalhado no mármore desde 1623/1624. Que espetacular as criações de Bernini, "Bravo!"
"De pé e concentrado, com o olhar cravado no adversário, Bernini modelou o personagem em atitude violenta, no momento do lançamento da pedra"
Ficou faltando como disse acima; "O Rapto de Proserpina, mais: Apolo e Dafne (Uma das mais famosas); Enéias, Anquise e Ascânio...
Aprecie pinturas de Ticiano, Corregio, Peter Paul Rubens, Rafaello, Leonardo da Vinci, entre outros...
 Arrivederci!

Nenhum comentário: