sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Estação das Docas | Belém | Parte I

Minha filha foi para Belém a trabalho e mandou essas fotos. Eu sou a única que não conheço, até o marido já foi, e "disse o que sabemos:" Que é quente, chove um pouco todos os dias, gostou do famoso Pato no Tucupi e que o tacaca trava na língua". 
 Falando em comida típica, darei uma geral no modo de fazer -  Pato no Tucupi: servido em forma de caldeirada, patos em pedaços e jambu, coberto com tucupi. Tacaca, é um tipo de sopa feita com tucupi; suco de uma espécie de mandioca previamente fervido com alho e chicória; camarões secos, goma, para resumir, feito de mandioca ralada e jambu. Servido em cuias, acompanhado ou não com molho de pimenta de cheiro, e é encontrado geralmente nas esquinas de Belém, em barracas das famosas "tacacazeiras". Acompanhado do arroz branco, farinha d'água de mandioca e o molho de pimenta. É um prato originário dos índios.
Pela rua...
1 k de Castanha do Pará por R$ 30,00
 A Estação das Docas é um complexo turístico inaugurado em 13 de maio de 2000 na cidade de Belém no Estado do Pará. Anteriormente parte do Porto de Belém. Antes esta área tinha altos índices de criminalidade e prostituição; atualmente tornou-se numa área de lazer para a elite paraense. 
O complexo turístico e cultural congrega diversos ambientes: Gastronomia, cultura, moda, eventos. 
São 32.000 metros quadrados divididos em três armazéns e um terminal de passageiros, uma janela para a baía de Guajará e a Ilha das Onças.
Hora do Jantar - Amazon Beer - Estação das Docas, Galpão 1 - Campina
Na beira do rio com linda vista. Para quem bebe, o que chama a atenção são as cervejas artesanais e chopps com sabores de frutas regionais, como bacuri, taperebá, e  açai. Tem a linguiça de metro recheada com queijo (bem comentada).
Paga-se um preço fixo R$ 49,00 e pode-se beber e comer a vontade por exatamente duas horas (foi o que ela me passou). Tem petiscos (queijo de búfala, pastel de bacuri com camarão, bolinho de pato no tucupi com jambo, costela de porco, são algumas das opções) ou se preferir, jantar. 
Observações da filha: Os petiscos salgados; jantar fraco, um arroz, feijão, spaghetti. Para resumir, não gostou.
 E os barquinhos passando...
Foi bom saber um pouquinho de Belém do Pará! Calypsooooooooooooooooooo
Deus abençoe.

Um comentário:

Iranise disse...

Li todas as postagens sóbré Belém, gostei muito amiga, retratou bem a nossa cidade! Um abraço