quarta-feira, 11 de março de 2015

Corso Cavour | Centro Histórico | Perugia V

Boa parte do centro de Perugia só é aberta ao trafego residencial ou comercial. Há vários estacionamentos pagos na cidade. A Piazza Partigiane onde deixamos o carro, e o Mercato Coperto são mais centrais. Você pode ver o post aqui no Donna Gatta | Perugia II.
Há um estacionamento gratuito na Piazza Cupa.
Que prédio mais fofo!
"Conversa de Dona de Casa" - Uma dificuldade em muitas residências na Itália: As roupas; lugar para secar, leia-se: Uma lavanderia.
Locanda do Pazzi  (a porta à direita da foto ao lado da cisterna) Corso Cavour x Via Castellano
"Foi um grande achado - a uma curta caminhada das regiões centrais de Perugia. Jantamos lá duas vezes e a comida foi ótima, massas excelentes e sobremesas idem; interior aconchegante, serviço ótimo; apesar de não falarmos italiano suficiente, a equipe foi paciente e atenciosa". Via www.tripadvisor.com 
Aqui na Corso Cavour está o Escritório Prefeitura (Prefettura di Perugia - Ufficio Territoriale del Governo), Sportello Unico per L'immigrazione de Perugia;
Bombeiro (Corpo Nazionale Vigile del Fuoco)
A gente acha tudo lindo não é? Fiquei observando as fotos neste post e vou comentar agora: Três andares na escada, ruas estreitas, janelas voltadas para janelas, paredes próximas... "com vista para viela". Olhando de fora, decididamente não gostaria de morar assim!
Analisando as características urbanas antigas, poucas ruas que permitem o acesso à cidade são estreitas, mas Perugia não se abateu por isso, há mobilidade urbana. Citarei duas que me chamaram a atenção: as escadas rolantes pela cidade, e o Minimetro; planejamento interessante.

"Vou abrir um parênteses" aqui"
Falando em "Minimetro", li que é de fácil integração com o contexto urbano e apropriado para cidades com caráter histórico. O objetivo é a redução de tráfego rodoviário e de emissão de poluentes ao ambiente. O sistema é elétrico com motores nas estações.
(Foto Via Wikipédia)
Policia (Comando Legione Carabiniere Umbria)
Chiesa di Santa Maria de Colle - Construída em 1216
Porta de San Pietro, ou Porta Romana
Arrivederci!
Deus abençoe.

Nenhum comentário: