domingo, 8 de fevereiro de 2015

Vida de Dona de Casa V | Plantas

Crise Hídrica
Em tempos de seca, temos que mudar hábitos antigos, incorretos, e valorizarmos nosso bem mais precioso, a água. Devemos nos educar e encarar com seriedade esse momento, e que nos sirva de lição para economizar sempre. As notícias não são nada animadoras; rodízio de cinco por dois em São Paulo.
Toda casa tem que ser limpa, tem roupa para lavar, comida para fazer, plantas, temos que beber dois litros por dia, tomar banho, dar descarga; somos totalmente dependentes da água para viver. Sendo assim, falei para o marido: Corre e compra umas caixas d'água! Ele teve que encomendar acredita? Já estava em falta.
Com as caixas em casa, começou a chover, e encheram. Vou reservar para as plantas e limpeza. Fiquei feliz com essa chuva. Antes que eu esqueça, todos os baldes encheram também! "Agora vou ser militante da água!" hahaha
 "Vi minhas plantinhas e pensei: Meu Deus, no nordeste tem cidades abandonadas por causa da seca, tantas pessoas sofrendo... Muito triste. E o pior de tudo há tanto desperdício de água no mundo.
"Será que vou ficar sem plantas?" Estou com um propósito pessoal de plantar muitas árvores, e agora? E a água, e a população? E o mundo? Tantas pessoas sem acesso à água potável, na miséria..
No total, entre árvores e mudas plantadas por mim, são 40; eu quero muito e muito mais!
Só temos o Senhor para nos ajudar, Ele sabe a quantidade necessária.
Meu abacateiro é um luxo!
São duas amoreiras
Está crescendo!
Olha a pequenininha
Pitangueira
 Acompanhando o crescimento das laranjeiras e pés de tangerinas... "mas quem é quem?"
 Horta
 Mudas de Laranja e Tangerina - Lembra que eu falei que planto todas as sementes que vejo pela frente?
Jasmim
 Ficus:
 Popular no mundo todo; especialmente cultivado em vasos. Se plantado no solo pode chegar a 30 metros de altura, possui um crescimento de tronco e raiz muito violento. Evite plantar em calçadas, próximo a muros ou tubulações pois suas raízes estouram calçadas e podem romper a estrutura de muros e casas.
Sempre quis ter um Ficus dentro de casa, quando coloquei não deu certo. Deixei em um vaso fora e está indo super bem!
Unha de Gato:
Usada para revestir paredes, muros ou árvores. Utilizada como planta ornamental e cercas vivas, mas também considerada por muitos como uma praga que estraga paredes e sufoca outras plantas. Todo cuidado é pouco! Tem que ser controlada por podas.
Gente, estou arrependida com essa "unha de gato", e começando a pensar no que devo fazer; a casa fica realmente linda. Trato pessoalmente das plantas, e estou vendo com o passar do tempo, que essa planta tem que ser dominada severamente.
Pingo de Ouro (ou violeteira):
Planta ornamental nativa do México muito utilizada para paisagismo. Fica com cor mais exuberante se exposto ao sol. Acho uma ótima pedida para se ter; a caixa com várias mudas, pode ser comprada a baixo preço, o crescimento é rápido.
 
Rafia:
Li que não deve molhar todos os dias (caso a terra esteja úmida), mas sempre estou regando e estão cada vez mais lindas. Tenho duas na sala e duas na área externa. É o seguinte, deixei essa na entrada social e ficou belíssima, já são 10 hastes crescendo.
Estava morrendo dentro de casa, coloquei na varanda e ela está amando o sol.
 "Rasteiras para dar acabamento nos canteiros"
Unha de Gato 
 O dia hoje está maravilhoso, espero que chova em abundância, no mínimo, três dias sem parar no Sistema Cantareira! 
Que tal ter umas plantinhas em casa? Mesmo em apartamento dá certo!
Vida de dona de casa, pode ser vida de jardineira também!
Etiqueta:
"Cuide da natureza, do que Deus fez!"
Deus abençoe.

Nenhum comentário: