segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Fórum e Templo de Apollo | Pompeia VII

Você a acredita que os moradores de Pompéia nunca souberam o que os atingiu? Não sabiam o que era um vulcão; a palavra nem existia em latim. Aqueles que sobreviveram, no entanto, jamais esqueceriam o seu impacto terrível em 24 de agosto de 79 a.C.
Ao contrário do que muitos pensam, a destruição foi causada pelas cinzas e gases tóxicos expelidos pelo vulcão, e não pelas lavas propriamente ditas.
Foro
Antiga praça central, o fórum fica no cruzamento das principais ruas de Pompéia e era fechado ao trânsito no século I. Os plintos (em arquitetura é um elemento que fica diretamente sob a base de um pilar, pedestal, estátua ou monumento) na extremidade da praça sustentavam estátuas da família imperial.
Normalmente lemos que é bom reservar 3 horas para vistar Pompéia porém,  há muito o que se ver nesse lugar!
Ao fundo o templo de Júpiter, que depois passou a ser o Captolium
Na esquina da Via Marina com o Foro, surge o templo dedicado ao deus Apollo, um culto grego que, através da colônias, foi transmitido às populações itálicas.
Quando o centro de culto da cidade passou ao Templo de Júpiter, depois transformado em Capitolium, foram fechadas as portas que ligavam o Templo de Apollo ao Fórum e, no lugar, foram colocados alguns nichos, ainda hoje visíveis.
Estátua no Templo de Apollo
Estátua de bronze de Apollo
Arrivederci!
Deus abençoe.

Nenhum comentário: