sábado, 14 de fevereiro de 2015

Conversa de Manicure...

Minha manicure sempre fala que a "unha precisa respirar!", acho engraçado isso; "traduzindo",  ela está falando para fazer um intervalo entre uma pintura e outra; tirar o esmalte um dia antes da volta pelo menos.
Como cabelo e pele, as unhas têm que ser hidratadas (inclusive ela falou para eu passar azeite de oliva, vou experimentar!)
Pesquisando no www.coloramaesmaltes.com.br obtive algumas respostas:
"Não é necessário fazer um intervalo entre uma pintura e outra, pois a unha é uma placa de queratina dura e sem orifícios.
O esmalte pode deixar a unha seca e sem brilho?
Não. Pelo contrário, o esmalte age como protetor da unha, diminuindo a perda vapor d'água e prevenindo o contato direto com elementos prejudiciais, como detergente por exemplo.
Por que o esmalte demora para secar?
A aplicação de camadas muito grossas de esmalte e a adição de elementos que possam interferir na formulação do produto (como acetona) são os principais fatores que interferem na secagem do esmalte.
Visitei outros sites que houve uma contradição com o da Colorama
"Desvendamos os mitos dos esmaltes"
Faz mal pintar as unhas toda a semana?
Verdade. A unha precisa de um tempo para "respirar", o que evita que elas fiquem fracas e ressecadas. Além disso, as fibras das unhas precisam ser hidratadas. Tente deixá-las livres de esmalte pelo meno uma vez por mês, principalmente as unhas dos pés que quase sempre ficam "abafadas" por causa dos sapatos fechados. Não se esqueça de hidratá-las. Além de cera nutritiva específica, até Bepantol (pomada para bebê) ajuda no caso.
Faz mal tirar as cutículas?
Verdade. São a proteção das unhas contra bactérias, sujeiras etc. 
Acetona faz mal para as unhas?
A diferença entre acetona e removedor, é que o segundo custa um pouco mais caro e não contém acetona na fórmula fazendo com que a pele não fique ressecada.
Tirando as minhas conclusões:
Melhor tirar o esmalte sim, mas pelo que pesquisei, ele não é o vilão da conversa, é a acetona.
Segundo o Dr. Mario Chaves do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), a principal causa de unhas quebradiças é o ressecamento. O que mais causa unhas brancas e quebradiças é o removedor de esmalte, especialmente a acetona. O Dr. Mario Chaves também diz que "outro fator que enfraquece as unhas é o uso contínuo de teclados de computador (uí!).
 - A digitação também fragiliza, até porque as mulheres têm unhas longas.
A unha também tem um grande valor diagnóstico. A unha fraca pode ser um sinal de hipotiroidismo, ou falta de nutrientes com Vitaminas A, C, B6 E Zinco".
Bem, se uma dona de casa em especial não cuida das unhas, fica difícil a apresentação.
Eu amo minha manicure de paixão, amo fazer minhas unhas!
Agradeço ao Senhor por isso também.
Deus abençoe.

2 comentários:

Anônimo disse...

Amei! Bjs Baboo

Donna Gatta disse...

Obrigada Baboo!
Beijos.......:)