sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Palazzo Pitti | Firenze XII

Da Ponte Vecchio, vamos caminhando até o Palazzo Pitti. Firenze está abarrotada de turistas para lá e para cá, todos querendo ver tudo, igual a mim! hahaha 
Um super palácio
Essa enorme construção iniciada em 1457 para o banqueiro Luca Pitti, foi atribuída a Brunelleschi; ilustrava a determinação de superar a família Médici  na ostentação de riqueza e poder mas não deu, os Médici compraram o palazzo quando os custos do edifício levaram os herdeiros do banqueiro à banca rota.
Fico pensando, o Palazzo Vecchio não é tão longe dali, e o Palazzo Pitti à princípio era a residência de verão da família Médici, depois se tornando a principal em 1550.
 Você pode visitar a Galeria Palatina (forma o núcleo central dos museus Pitti); o Museo degli Argenti (museu da Prata - ocupa salas que eram usadas pelos Médici como aposentos de verão, o gosto luxuoso da família evidencia-se no extenso acervo de objetos preciosos expostos); Museu do Traje; Museu da Porcelana; Galeria de Arte Moderna; Appartamenti Reali (aposentos reais no primeiro andar da ala sul do palazzo);
Jardim de Boboli, exemplo de jardim estilizado renascentista, foi aberto ao público em 1766. Um museu ao ar livre, com valiosas esculturas.
Como tudo nessa vida passa, após extinção da família Médici, tornou-se residência da família Lorena, os novos grão-Duques da Toscana. Mais tarde da família Saboia até 1871.
Já no início do século dezenove foi residência da família Bourbon-Parma, e depois de Elisa Bonaparte que governou por um breve período.
Exemplo do período renascentista com suas alas decoradas. Realmente esse palácio é incrível.
Fique esperto quando for a Firenze. Ops! Florença..........

Nenhum comentário: