quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Galeria Uffizi | Firenze IX

Maior museu de arte da Itália, um dos mais importantes do mundo.
www.uffizifirenze.it
Abrigado no Palazzo degli Uffize, construído entre 1560 e 1580 como prédio governamental (uffizi significa escritório), essa galeria de renome mundial abriga a coleção de arte privada da família Médici, doada à cidade em 1743 com a condição que nunca deixasse Florença.
 Giotto
É interessante reservar 3 ou 4 horas para a visita. Quando sentir que já deu, tem um Café no terraço (o jardim suspenso onde o clão Médici assistia as apresentações de música na praça abaixo)
Na galeria você pode contemplar obras de Leonardo da Vinci, Michelangelo, Ticiano, Caravaggio, dos mestres toscanos Giotto, Duccio di Buoninsegna, Cimabue, Lippo Memmi, Pietro Lorenzetti, Botticelli, Rafael, Fra Filippo Lippe... 
Entre 1842 e 1856 foram colocadas 28 estátuas nos nichos externos do edifício homenageando homens ilustres da Toscana como Giotto, Maquiavel, Leonardo da Vinci e Donatello, Benvenuto Cellini...
Como podemos observar em algumas fotos, (li que) o prédio está em processo de restauração e renovação de 65 milhões de euros, que está em andamento. Até que o projeto Nuovi Uffize (www.nuoviuffizi.it) esteja concluído, algumas salas podem estar temporariamente fechadas.
O acervo abrange a história da arte de esculturas da Grécia Antiga a pinturas venezianas do século 18, dispostas em ordem cronológica por escola. O ponto alto é a coleção renascentista, repleta de obras primas.
Que lugar!

Nenhum comentário: