quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Babà ao Rum III


Tradicional em Nápoles. Tem a forma de um cogumelo e seu diâmetro pode variar de 5 a 7 cm, até 35 a 40 cm. Sua característica principal é a massa embebecida com licor, geralmente rum ou limoncello. Pode ser servido em bolinhos, ou em conjunto, formando uma torta.
Agora que vimos o vídeo no post anterior, e completando com esse da Di Cunto, peguei uma receita na Ana Maria Braga.
Ingredientes:
2 Tabletes de fermento biológico (30 g)
120 ml de leite (1/2 xícara de chá)
100 g de farinha de trigo
400 g de farinha de trigo
75 g de açúcar
100 g de uvas-passas-brancas
3 ovos
150 g de manteiga
Raspas de laranja
Preparo:
- Em uma tigela faça uma "esponja" colocando 2 tabletes de fermento biológico, 120 ml de leite, 100 g de farinha de trigo e misture bem. Deixe a esponja descansar por 15 minutos tampada com papel filme.
- Adicione à "esponja" 400 g de farinha de trigo, 75 g de açúcar, 1 pitada de sal, 100 g de uvas-passas-brancas, 3 ovos, 150 g de manteiga, raspas de 1 laranja e sove bem até obter uma massa homogênea. Coloque a massa numa tigela, cubra com um pano e deixe descansar por 30 minutos.
- Coloque a massa em uma forma com furo central untada e enfarinhada. Cubra a fôrma com um pano e deixe dobrar o tamanho (+/- 1 hora) num local protegido do vento.
- Leve a massa até assar em forno baixo a 150*C por 40 minutos. Retire do forno, despeje a calda de rum e deixe esfriar. Se quiser, sirva em seguida com chantilly ou sorvete de creme.
 Calda de Rum:
 - Em uma panela de fogo médio, coloque 240 ml de água (1 xícara de chá), 500 g de açúcar, 1 rodela de laranja com casca, 1 pau de canela, 2 cravos da Índia e deixe ferver. Apague o fogo, adicione 50 ml de rum (1/4 de xícara de chá), misture, coe, e despeje sobre a massa assada ainda quente.
"Dou um doce se achar o Babà!" hahaha
A receita do Savarin peguei na internet; vocês podem comprovar que é parecidíssima ao do Babà tradicional - Pesquisa...
Savarin
50 g (2 e 1/2 xícaras) de farinha de trigo
30 ml (2 colheres de sopa) de água morna
6 ovos (clara e gemas separadas)
4 g (2 colheres de chá) de fermento biológico seco, ou 15 g de fermento biológico fresco
20 g (4 colheres de chá) de açúcar
75 g (1/3 de xícara) de manteiga em temperatura ambiente
1 colher de sopa de raspas da casca de laranja e/ou limão (opcional)
6 g (1 colher de chá) de sal
manteiga para untar.
Esponja:
Numa tigela pequena, misture 3 colheres de sopa da farinha da receita, a água morna e o fermento. Cubra com um plástico ou pano úmido e deixe descansar por uma hora.
Separe 8 colheres de sopa da farinha e reserve. Vai sobrar cerca de 2 xícaras (270 g). 
Massa: 
Após 30 minutos, coloque as claras na tigela de uma batedeira e bata em velocidade baixa adicionando, aos poucos, as 2 xícaras da farinha (270 g). Trabalhe a massa até ligar. Cubra e deixe descansar 30 minutos.
Junte a esponja à mistura da batedeira e acrescente 1 colher de sopa da farinha reservada. Bata em velocidade baixa. Se for usar as raspas de laranja e/ou limão, acrescente-as agora.     Quando a massa estiver bem ligada, junte 1 gema, e assim que ela for absorvida, junte 1 colher da farinha reservada.
Junte a segunda gema e o açúcar e assim que a gema for absorvida, junte mais uma colher de sopa da farinha reservada.
Aumente um pouco a velocidade da batedeira, junte a terceira gema e o sal. Assim que a gema for absorvida, junte mais uma colher de sopa da farinha reservada.
Continue juntando as gemas, uma a uma, alternando com as colheres de farinha, deixando 1 colher da farinha para depois.
Continue batendo até que a massa forme "fiapos".
Bom doce!

Nenhum comentário: