sábado, 16 de agosto de 2014

Santo Antônio Além do Carmo | Parte I

Vou dividir em dois posts, um em cada lado da rua (espero que dê certo!)
É um dos bairros mais antigos da cidade, e eu particularmente acho um charme. Aprendi a amar também esse lugar; como não moro mais em Salvador, cada vez que vou, tenho que matar a saudade daqui também se possível. As casinhas são muito fofas e caras diga-se de passagem!
Estávamos de carro, e para chegar até aqui viemos pela Cidade Baixa.
 ...E a Igreja de Santo Antônio Além do Carmo
Reconstruída em 1813 no lugar de um primitivo templo, apresenta fachada rococó, uma torre única e interior em talha neoclássica. A igreja esta situada no largo de mesmo nome, o qual possui um coreto típico do século XIX.
´
Belvedere com vista para a Cidade Baixa; Porto de Salvador, também para a Península de Itapagipe e a Baia de Todos os Santos.
"Reduto de artistas plásticos, escritores, arquitetos, produtores e músicos, o Santo Antônio Além do Carmo é um dos bairros mais antigos de Salvador. Dividido entre a atmosfera cosmopolita e a preservação da cultura popular, o bairro está situado entre o Pelourinho e o Barbalho e o cenário do seu largo assemelha-se ao de uma cidade do interior, com uma paróquia, um coreto e uma praça.
O marchand, fotógrafo e colecionador de arte francês Dimitri Ganzelevitch é morador do Santo Antônio desde 1975. Nestes quase 40 anos acompanhou de perto a evolução do bairro. "Quando eu cheguei aqui as casas estavam à venda e ninguém queria comprar. Não havia especulação, porque antigamente ninguém queria morar aqui. E hoje é um dos bairros mais cobiçados da capital", conta".
Rua Direita de Santo Antônio - O bairro apresenta um ar bucólico e interiorano em pleno Centro Histórico.
 O "dog" vendo o movimento. Olhando para a gente! hahaha
Quer comprar? Mas essa não é do lado da vista do mar...
Olha só que casa linda!
 Restaurante Além do Cais
O Oratório da Cruz do Pascoal construído em 1743, é uma construção pitoresca praticamente todo revestido de azulejos azuis e brancos e está hoje protegido por um gradil de ferro do sec. XIX, situada no meio de um largo da rua de Santo Antônio Além do Carmo.
 Essas casas do período colonial, são joias encrustadas no Centro Histórico!
 Vamos a segunda parte!
Deus abençoe.

Nenhum comentário: