sábado, 10 de agosto de 2013

Um dia em Salvador | Parte II

 Tem o outro post, "Parte I", dá uma olhada lá donnagatta.blogspot.com/2013/08/um-dia-em-salvadorbahia-parte-i.html! É do Teatro Castro Alves até o Centro Histórico chegando até aqui.
...Passando pelo Palácio da Aclamação, vamos para o Campo Grande, dê uma entrada na Praça para tirar umas fotos, descansar um pouco.
Sabe quem mora aqui? Ivete Sangalo, só para saber. O edifício fica no Campo Grande, logo na entrada da Vitória; um "epetáculo!" 
Siga pela Vitória ou, como falam: "Corredor da Vitória; aqui se faz a ligação pela cidade velha (centro antigo), Graça; e a Barra, que dá início a Orla Marítima.
Na Vitória tem lindos prédios residenciais com vista incrível  para o mar
Flats, hotéis...
Museu de Arte da Bahia
Museu Carlos Costa Pinto
Museu Geológico da Bahia
Casarões lindíssimos
Chegando quase no final, nessa rua sem saída, está a charmosa "Casa da Vitória", uma Pousada para lá de especial, com alta pontuação em vários sites.
www.casadavitoria.com
Não tem nenhuma placa na fachada. E precisa de placa? Com toda certeza não!
Além de toda atenção aos hóspedes (difícil encontrar em qualquer outro lugar, bem sei o que estou falando, só indo para comprovar), tem um Café da Manhã sensacional! Não há um cardápio previsto, há uma surpresa a cada manhã.
Antes de chegar ao Largo da Vitória, tem uma doceria, "Doces Sonhos"; mais um pouco adiante, virando à esquerda, na Rua da Graça,  só de falar me dá uma vontade... "Frio Gostoso", sempre comento de lá por aqui; tem um sorvete de coco verde imperdível! Uma Torta mista com Recheio de Ameixa, peça um "Pãozinho Delícia!".
Se der tempo, e você ainda tiver alguma disposição, olha que se andou hoje hein? Não muito longe dali, tem o Museu Rodin, o único fora de Paris viu? Apenas uma entrada rápida em direção ao bairro da Graça e uns cliques. Depois volte, e desça a Ladeira da Barra.
O museu sempre está aberto no período vespertino.
Museu Rodin
Vou contar uma coisa para vocês: Estava tirando essas fotos e mais outras e outras... E cai bem aí onde vocês estão vendo molhado. Não andei, somente pisei e foi o suficiente para me "esborrachar" no chão. Para finalizar, depois de uma ressonância (bursite), tive que tomar anti-flamatório e estou na fisioterapia. Um rapaz veio me ajudar, e disse que eles limpam, mas que estava chovendo muito. Gente, limpar é uma coisa, mas tem que pegar a vassoura e esfregar para tirar o limo do piso, ou não?
#Fica a dica!
Do museu, vamos descer a Ladeira da Barra (Extensa Av. Sete de Setembro)
 A Barra é um dos bairros mais tradicionais da cidade; possui uma localização peculiar, se situando na ponta da península que é a cidade de Salvador.
Aqui temos o Yatch Clube da Bahia, com o Restaurante Veleiro https://donnagatta.blogspot.com/2012/09/restaurante-veleiro-do-yatch-clube-da.html Que lugar!
Uma das Entradas do clube; A outra fica pela Praia do Porto da Barra
A última foto à esquerda é o Cemitério
Cemitério dos Ingleses (Entrada ao lado do clube)
Descendo a Ladeira da Barra
Porto da Barra - Lá no fundo da foto, do lado esquerdo, tem o Forte São Diogo, e a outra Entrada do Yatch Clube é por ali.
A deliciosa Praia do Porto da Barra
Forte de Santa Maria
Foi construído para proteger o Porto da Barra de invasores e cruzava fogo com O Forte de São Diogo
"Que conversa mais velha! rs"
Forte de São Diogo
Vista do Forte de Santa Maria para o Farol da Barra.
Pertinho daí, mais adiante,  tem um restaurante muito bom: 
Pereira  - Av. Sete de Setembro, 3959, Porto da Barra.
Como chegamos até aqui, mas uma caminhada até o Farol para finalizar e contemplar o pôr do sol.
Forte de Santo Antônio da Barra, de 1582, o primeiro a ser construído; tinha função de impedir a entrada de inimigos na Baia de Todos os Santos.
Pôr do Sol concorrido no Cristo...
Não esqueça de comer o famoso Acarajé quando estiver em Salvador 
Gostaram do passeio? Imagino o quanto estão cansados...
Podemos fazer assim então; pegue um táxi quando sair na Praça do Campo Grande, siga pela Vitória e fique no museu. Se quiser "pular" o museu Rodin (eu não faria isso), do Campo Grande, vá direto para o Farol.
Se tiver oportunidade, fora do circuito tem um restaurante excelente e bem frequentado, mas o local é completamente fora de mão. É o Paraíso Tropical do Chef Beto Pimentel https://donnagatta.blogspot.com/2014/08/paraiso-tropical-do-pomar-ao-fogao.html. Rua Edgar Loureiro, 98 B - Cabula.
Até que enfim... Ah! faça academia antes de viajar para a Bahia e bom passeio!

2 comentários:

Margô disse...

Boa tarde Donna gatta!
Gostei muito das suas dicas de Salvador; não tinha idéia que tinha tantos museus na cidade; só conhecia os aredores do elevador...na próxima vigem irei conhecer melhor. Bjuuuuus

Margô...

Donna Gatta disse...

Olá Margô!

Tem muitas coisas de Salvador aqui no blog para sua próxima viagem!
Obrigada pela visita.
Bjs. e Deus abençoe.