sábado, 10 de agosto de 2013

Igreja e Ordem Terceira de São Francisco | Centro Histórico | Salvador

A Igreja e o Convento de S. Francisco,  são importantes edificações históricas da cidade. Os franciscanos foram os primeiros missionários do Brasil. Foram tombadas pelo IPHAN, classificadas como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, e fazem parte do Centro Histórico de Salvador, que hoje é Patrimônio da Humanidade.
Em 1708 começou a construção dessa igreja.
O interior da igreja é magnífico! (Foto via Wikipédia)
 A igreja e Ordem Terceira de S. Francisco
Foi indicada como as 7 Maravilhas do Brasil; foi erguida em 1702 ou 1703... É importante para estudo barroco no Brasil, sendo o único exemplar em todo o pais cujo a fachada foi decorada em "Estilo Churrigueresco" (fiquei curiosa e fui pesquisar...):
O Churrigueresco (também conhecido como barroco mexicano), é um estilo extravagante de arquitetura e decoração, popular na Espanha e na América Latina no século XVIII.
Essa denominação tem origem da família Churriguera, escultores da Salamanca.
Já o interior não segue o mesmo estilo, tendo sido reformado várias vezes, mas preserva ainda uma grande série de azulejos pintados, vindos de Portugal, importantes por retratarem Lisboa antes do terremoto de 1755, e cenas do cortejo do infante Dom José e Dona Maria Ana de Bourbon em seu casamento em 1729. O teto é decorado com pinturas de Franco Velasco, realizadas em 1831. Anexo é mantido um pequeno museu com exposição de peças sacras, incluindo paramentos litúrgicos e estatuária de grande porte. A igreja foi tombada pelo IPHAN em 1938.
(Via Wikipédia)
Realmente as igrejas católicas de Salvador são lindas. Parte da História do Brasil.

Nenhum comentário: